Após pesquisar em vários repositórios de publicidade, fiz uma seleção de casos cativantes de marketing educacional. São campanhas inspiradoras, ações criativas e simples de marketing educacional para oxigenar suas estratégias de 2024!
Sempre que alguém me pergunta sobre onde encontrar ótimas referências, minha recomendação é https://www.adsoftheworld.com/.
Há anos, compartilho alguns casos notáveis de storytelling encontrados lá. Desta vez, porém, quis destacar casos digitais, de site e mídias sociais que considerei relevantes e que venho coletando ao longo dos últimos anos. Tem coisa que eu clippei em 2018. Old but Gold.
1. University of North Dakota: Melhor Site
Do ponto de vista do marketing, sua campanha digital não precisa ser complicada. A University of North Dakota atualizou seu site existente com uma vibração de design moderno.
A atualização do site da University of North Dakota oferece comunicação imediata com os estudantes, algo que as melhores campanhas de marketing digital incluirão. A forma segue a função, mas a University of North Dakota incorporou ambas em sua atualização de site. Entre as novas e úteis características do site:
- Alertas de emergência e outras formas de comunicação imediata com os estudantes.
- Caminhos para encontrar um programa acadêmico específico ou aprender como transformar sua paixão em uma carreira.
- Página inicial organizada considerando as diferentes audiências da escola.
Ao longo do processo, a equipe de web design cuidou para criar histórias de estudantes, notícias e outras informações do campus de uma forma que celebra os estilos de vida e valores de North Dakota.
O site anterior era assim:
2. Colby College: Ousadia Rumo ao Norte
O filme “Dare Northward” da Colby College não só é inspirador, mas também incrivelmente impactante. Os perfis dos estudantes apresentados permanecem gravados na memória após assisti-lo. Inicialmente concebido como uma campanha de captação de recursos, tornou-se, no final, a voz distintiva da marca.
O que essa campanha exemplifica são as poderosas maneiras de transformar uma estratégia em uma plataforma para narrativas extraordinárias. Se o atalho para a mente é o coração, as alavancas emocionais que acionamos por meio de histórias impactantes são o combustível de foguete que nos impulsiona nesse trajeto, e esta campanha ilustra isso de maneira magistral.
3. University of Central Missouri – Atendendo às Necessidades dos Estudantes
A abordagem mais eficaz para capturar a atenção de potenciais estudantes é falar sobre as preocupações deles. Pode-se considerar essa campanha como uma das mais bem-sucedidas para organizações universitárias. A University of Central Missouri executou uma campanha onde exatamente isso foi feito, demonstrando habilidade na condução de campanhas de marketing educacional.
A equipe de marketing de mídia social do ensino superior realizou uma pesquisa para entender as principais preocupações dos estudantes. Com base nisso, a University of Central Missouri desenvolveu uma campanha abordando diretamente essas áreas sensíveis. Eles compreendem que os potenciais alunos se preocupam principalmente com duas questões: a escolha do curso adequado e as questões financeiras.
A campanha publicitária da University of Central Missouri no Facebook e Instagram focou nessas preocupações específicas dos estudantes. O anúncio também enfatizou que a instituição existe há 150 anos, um fator que contribui para a construção de confiança.
4. Skyline College: Cativando com Conteúdo em Vídeo
Todos reconhecemos que o conteúdo em vídeo tem um apelo maior do que o conteúdo textual. Ele oferece uma maneira mais eficaz de apresentar os programas de sua instituição aos futuros alunos.
A Skyline College, localizada em San Bruno, Califórnia, adotou essa abordagem com maestria. Ao utilizar anúncios do Google, a instituição promoveu de forma envolvente seu Programa Promise Scholars, um programa de bolsas de estudo de 2 anos. Mas o que torna seu vídeo tão extraordinário?
O vídeo do Programa Promise Scholars da Skyline College não apenas explora os detalhes do programa de bolsas de estudo, mas também ilustra o quão acessível e acolhedora a Skyline é para futuros alunos. Ele oferece uma visão envolvente do campus, destacando:
- A diversidade presente no ambiente acadêmico.
- Os variados programas de graduação disponíveis.
- Respostas abrangentes para todas as perguntas relacionadas ao programa de bolsas de estudo de 2 anos.
A apresentação sequencial e detalhada das informações facilita a compreensão do programa de graduação, motivando os futuros alunos a se matricularem. Essas estratégias de marketing educacional proporcionam um atrativo especial aos alunos ideais.
5. Indiana Tech: “Vá em Frente (Go For It)”
Com que frequência ouvimos que uma marca deve ser autêntica, que ela deve verdadeiramente incorporar quem e o que está representando? No caso da Indiana Tech, “Vá em Frente” mostrou uma apropriação clara de quem eles são. O que motivou a campanha foi a necessidade de dissipar a confusão no mercado. Com “Tech” no nome, o grau e o tipo de instituição não estavam claros.
Graduação Tecnológica (nível) ou Graduação Tecnológica (área).
A solução não foi apenas uma campanha que chegou ao cerne do que a Indiana Tech oferece, mas as mensagens de apoio da campanha (Tech é Tudo e Tech está em Nosso Nome) elevaram todos os pontos de prova da Indiana Tech através da lente da tecnologia. Gosto de pensar na estratégia de marca como a ponte entre a estratégia institucional e o marketing. “Vá em Frente” prova que chegar ao cerne da sua oferta — neste caso, uma interpretação quase literal — pode ser a nossa posição mais poderosa.
6. Saint Louis University: A Melhor Página de Destino para Estudantes
Todos adoramos obter as informações de que precisamos. Mas ser bombardeado com informações demais pode ser um fator decisivo. Ao pesquisar, os estudantes só querem ver informações relevantes para eles. A Saint Louis University fez exatamente isso com sua página de admissões.
Para oferecer uma experiência personalizada aos visitantes de seu site, a Saint Louis University criou uma página de admissões única, onde os futuros alunos podem responder a perguntas como as abaixo para explorar tudo o que a universidade oferece. Você pode acessá-lo clicando aqui.
- O que você deseja estudar?
- Onde você considera como lar?
- Onde você se vê um ano após a formatura na faculdade?
Em vez de sobrecarregar os futuros alunos com tudo o que sua universidade oferece, é melhor apresentar informações com base em suas preferências. Esta campanha de marketing educacional é excelente porque utiliza efetivamente as ferramentas Salesforce para capturar informações dos alunos e alimentar o banco de leads da universidade.
7. Universidade de Wyoming: Mais Cowboys para um Mundo Melhor
“O Mundo Precisa de Mais Cowboys”
Na verdade, essa campanha é a contribuição do ensino superior para o debate sobre ‘deveria ser distinto ou diferente’. Como todos os debates no Twitter, este é bastante polarizado, no entanto, há uma pequena facção notando furiosamente “por que não fazer ambos? Por que não usar a distinção para ser diferente?” A literatura argumentaria que, sem algumas diretrizes criativas na busca por ser diferente, você corre o risco de perder a conexão com a categoria. Por outro lado, quebrar as convenções da categoria nos coloca em uma posição melhor para nos destacarmos. É por isso que esta campanha é brilhante: ela faz ambos. É o exemplo da propaganda de shampoo que muda muito pouco de marca para marca e quando o faz gera um tremendo recall.
8. University of California Los Angeles – Aproveitando Tendências
Aqui temos outro exemplo de uma excelente campanha de mídia social universitária que realmente apreciamos, desta vez da University of California Los Angeles (UCLA). É o exemplo perfeito de como as universidades podem capitalizar um evento em tendência para impulsionar o reconhecimento da marca.
Dê uma olhada:
Durante o auge da pandemia de coronavírus, a UCLA veiculou este anúncio no Instagram e Facebook de março a abril de 2020. O anúncio incentivava as pessoas a baixarem uma série de imagens de fundo mostrando prédios do campus da UCLA para serem usadas em videochamadas.
Como essa campanha beneficiou a UCLA?
Bem, ao veicular seu anúncio no momento em que o termo de busca “plano de fundo do Zoom” estava em alta, a UCLA conseguiu se apropriar da tendência para aumentar efetivamente o reconhecimento de sua marca. Sempre que alguém baixava suas imagens de fundo, também consolidava uma posição efetiva para a universidade no contexto da marca.
9. Binghamton University – Explorando o Poder dos Memes
O humor no marketing é sempre eficaz – desde que seja feito de maneira respeitosa. Essa abordagem funciona muito bem no marketing de ensino superior também. Com base em estudos reais, os espectadores tendem a receber conteúdo humorístico, como esquetes e memes, de maneira mais favorável do que vídeos sérios. No entanto, ao escolher conteúdo humorístico para integrar à sua estratégia de marketing educacional, é crucial garantir que ele ressoe com seu público.
Aqui está um exemplo da Binghamton University quando aproveitou o meme de Bernie Sanders para impulsionar o reconhecimento de sua marca.
A razão pela qual esta postagem conseguiu um engajamento relevante é que Bernie Sanders próprio costumava lecionar na Binghamton University nos anos 1990. Essa postagem não apenas trouxe humor, mas também comercializou efetivamente a universidade.
10. Universidade de Princeton – Elevando a Exclusividade na Identidade de Marca
Estabelecer uma sensação de exclusividade em torno de um produto pode ser uma estratégia poderosa para gerar entusiasmo e atrair pessoas. A exclusividade na promoção de uma marca específica oferece diversas recompensas psicológicas, como um senso de pertencimento e importância.
Fonte: Princeton
A Universidade de Princeton fornece um exemplo notável ao focar na exclusividade em sua estratégia de marketing, apresentando um mascote notável: um tigre que se tornou um símbolo emblemático da instituição. O icônico tigre incorpora elementos de força, raridade e uma identidade única, alinhando-se perfeitamente com a ênfase de Princeton na distinção.
A universidade traduz com eficácia seu prestígio tradicional para um contexto moderno, mantendo uma aura de exclusividade em todo o seu cenário digital. O tigre emerge como um emblema visual, transmitindo de maneira persuasiva e memorável a identidade prestigiosa de Princeton para um público amplo.
11. Tarrant County College: Destaque em Publicação Online
O Tarrant County College descobriu que uma revista online é uma excelente maneira de apresentar narrativas aprofundadas sobre a instituição a uma variedade de públicos.
O site do Tarrant County College é intuitivo para navegar, fornecendo informações essenciais sobre matriculas e cursos. Contudo, para aqueles que desejam explorar mais a fundo, a escola desenvolveu uma revista online que aprofunda questões e informações. Essa iniciativa conquistou um lugar na lista das melhores campanhas de marketing digital no ensino superior. A revista abrange uma variedade de histórias, incluindo:
- Reconhecimento de professores e funcionários
- Conquistas de fundações e concessões
- Colaborações com a comunidade local
- Perfis detalhados de estudantes
- Decisões fundamentadas em dados que impactam o campus
A revista exemplifica o lema da faculdade, “Sucesso ao Alcance”.
12. University of Virginia Darden School of Business: Transformando Propósito em Ação
Não apenas uma marca ou plataforma de campanha deve inspirar seu público externo, mas também deve inspirar o interno. Bem executada, uma equipe criativa não deve ter dificuldades em gerar ideias inovadoras, seja para texto, design ou campanhas em geral.
Observar a evolução de “Transformando Propósito em Ação” desde o nível escolar até programas específicos e através do conteúdo online tem sido inspirador. Por mais que possamos ter apenas passado rapidamente pelo capítulo ‘comportamento do consumidor’ em nossos livros de marketing, na maioria deles geralmente há uma pequena seção sobre sinalização de custos. No marketing, as decisões criativas que tomamos e a mídia que escolhemos para inserir essas mensagens enviam sinais de status ( eu escutei “o meio é a mensagem“? Eu escutei Marshall McLuhan?).
Esta criação não é apenas inspiradora, mas também envia os sinais certos para reforçar a posição de destaque da Darden no mercado e seu valor percebido.
1. Skidmore College: Melhor Atualização de Site
É inevitável: em algum momento nos próximos anos, sua escola terá que redesenhar ou atualizar seu site. Você pode simplesmente atualizar o que tem atualmente ou aproveitar a oportunidade para fortalecer sua mensagem e marca, como fez o Skidmore College em sua premiada atualização de site.
Como parte de sua premiada campanha de marketing para estudantes universitários, o Skidmore College renovou seu site com elementos de design modernos e conteúdo informativo.
Localizado em Saratoga Springs, Nova York, o Skidmore College atualizou o visual de seu site com imagens coloridas e envolventes. Várias características tornam este redesenho eficaz:
Cada botão é um chamado claro à ação, direcionando potenciais alunos para interagir.
Diferentes aspectos da vida universitária são divididos em seções claramente delineadas, facilitando a localização e leitura de conteúdo.
Histórias de estudantes e custos universitários estão incluídos na página inicial, colocando as informações que os estudantes mais desejam no centro das atenções.
O resultado é uma fonte atraente de informações que ajudará os estudantes a tomar uma das decisões mais importantes de suas vidas.
13. Skidmore College: Renovação Destacada do Site
É inevitável: em algum momento nos próximos anos, sua escola terá que redesenhar ou atualizar seu site. Você pode simplesmente atualizar o que tem atualmente ou aproveitar a oportunidade para fortalecer sua mensagem e marca, como fez o Skidmore College em sua premiada renovação de site.
Como era?
Como ficou?
Link para o site do Skidmore College
Como parte de sua premiada campanha de marketing para estudantes universitários, o Skidmore College revitalizou seu site com elementos de design modernos e conteúdo informativo. Localizado em Saratoga Springs, Nova York, o Skidmore College atualizou o visual de seu site com imagens coloridas e envolventes. Várias características tornam este redesenho eficaz:
- Cada botão é um chamado claro à ação, direcionando potenciais alunos para interagir.
- Diferentes aspectos da vida universitária são divididos em seções claramente delineadas, facilitando a localização e leitura de conteúdo.
- Histórias de estudantes e custos universitários estão incluídos na página inicial, colocando as informações que os estudantes mais desejam no centro das atenções.
O resultado é uma fonte atraente de informações que ajudará os estudantes a tomar uma das decisões mais importantes de suas vidas.
14. Universidade de Chicago: Destaque Através de Sua Proposta Única de Valor (USP) e Branding
Pontos de venda únicos (USP) e branding simplificam sua estratégia e diferenciam você. A USP auxilia seus prospectos a distinguirem entre os vários fornecedores de produtos ou serviços, tornando a marca uma escolha óbvia para investir dinheiro, tempo e confiança.
A Universidade de Chicago fornece um exemplo notável, destacando-se como uma provedora de educação transformadora, oferecendo rigor acadêmico, curiosidade intelectual e um compromisso com competências essenciais.
A USP da Universidade de Chicago é consistentemente comunicada em todas as plataformas de mídia social, sendo claramente articulada em sua descrição. A universidade é reconhecida como um dos destinos intelectuais mais fabulosos do mundo.
Além disso, a estratégia de branding da instituição enfatiza um compromisso atemporal com a excelência acadêmica, moldando líderes e impulsionando o conhecimento. Essa abordagem não apenas atrai estudantes de alto nível, mas também solidifica a reputação global da instituição como um bastião da investigação intelectual.
15. Universidade de New South Wales – Estratégia Multilíngue para Alcançar Audiências Internacionais
Ao promover sua universidade em canais sociais, é provável que seja visto por estudantes internacionais em potencial. Ao segmentar diferentes públicos, não há uma abordagem única que funcione para todos. Ao criar conteúdo, é necessário entender para quem você está criando. A menos que seu conteúdo ressoe com seu público-alvo, ele não será eficaz.
A Universidade de New South Wales demonstra habilidade excepcional ao abordar essa necessidade. Com uma presença significativa no Weibo, Sina, e em outras redes sociais chinesas, a universidade desenvolveu anúncios multilíngues para direcionar estudantes que não são falantes nativos de inglês.
Dessa forma, eles conseguiram comercializar efetivamente sua universidade para estudantes chineses que estão considerando estudar na Austrália.
16. Universidade Purdue: “O Próximo Grande Salto” – Uma Plataforma Inovadora que Deixa sua Marca
Quando falamos sobre ideias de marca impactantes, nenhuma é mais essencial do que a estratégia adotada pela Universidade Purdue com “O Próximo Grande Salto”. Essa plataforma tem como objetivo elevar as inovações de classe mundial da instituição, tornando-se um ponto de partida para inúmeras conversas incríveis sobre o compromisso com um propósito, tanto para a instituição quanto para seus alunos, o que a colocou na prestigiada lista “Brands that Matter” da Fast Company.
Em termos de estratégia de marca, nada é mais impactante do que uma entrega consistente e distintiva em todos os esforços de marketing e comunicação – e tudo parece muito alinhado para que não seja o “motor de marketing” impulsionando decisões-chave. Desde “Protect Purdue” até “Persistent Pursuit” e muito mais, fica claro que esta plataforma não apenas melhora as comunicações da marca, mas, ao contrário, impulsiona comportamentos institucionais reais.
17. Sweet Briar College: “Mulheres Fazendo História” – Um Renascimento Inspirador
O Sweet Briar College, uma faculdade privada exclusiva para mulheres na Virgínia, enfrentou quase o encerramento de suas atividades. No entanto, por meio de uma estratégia de matrícula perspicaz, nova liderança e apoio fervoroso da comunidade e do campus, não apenas manteve suas portas abertas, mas emergiu revitalizado. Com esse renascimento veio uma nova plataforma de marca, centrada em uma campanha marcante.
A expressão “Mulheres Fazendo História” é tão distintiva quanto definidora, sendo a combinação ideal para se destacar em uma arena altamente competitiva. A mensagem é confiante e corajosa, alinhando-se perfeitamente à promessa da instituição de ser “ferozmente comprometida com o crescimento individual” de suas alunas. O poder da campanha é ainda mais amplificado pelos elementos visuais que reforçam de maneira impactante a mensagem da marca.
(continua semana que vem com a Parte 2)