O que é plano estratégico de comunicação e marketing? Vem descobrir!
Quando o óbvio precisa ser dito: o plano de estratégico de Comunicação e Marketing deve começar no setor estratégico! Parece piada, mas essa é uma redundância realmente precisa ser repetida. É que geralmente as organizações só a aplicam na teoria.
Então é lá no topo da pirâmide organizacional que precisa se iniciar a visão da Comunicação e o Marketing como fator estratégico na elaboração, constituição, divulgação e internalização da missão e dos valores organizacionais junto aos seus diversos públicos.
Importante entender!!!
Entenda como um processo de tomada de decisão em um organograma cíclico e colaborativo.
Assim, não é porque a Comunicação e Marketing são estratégicos que sua prática deve vir de cima do alto escalão de gestão em uma seta que esmaga e oprime. Muito pelo contrário!
A palavra é: sinergia!
Considerar a comunicação como um setor integrado nos processos internos de gestão estratégica, demonstrando seu papel eficaz nas relações interpessoais, interdepartamentais e interorganizacionais, na busca da sinergia organizacional para a consecução dos objetivos globais, criação de valores, cumprimento da missão, melhoria de desempenho, etc.
(KUNSCH, 2001)
Para aprofundar a perspectiva:
Comunicação significa “tornar comum”, “compartilhar”;
Marketing envolve “troca”.
Deste modo, fica ainda mais fácil entender justificativa lógica das ações e planos deste setor perpassarem por todos os ambientes e projetos organizacionais.
A Comunicação e o Marketing são essenciais para a sustentabilidade, o amadurecimento e sucesso institucional.
São os profissionais da área que detém os conhecimentos e o domínio das técnicas e ferramentas para fazer visível e firmar as potencialidades organizacionais em âmbito institucional, interno, mercadológico e demais âmbitos possíveis. Ação integrada!
Então vamos agora dialogar especificamente sobre a equipe que atua direta e profissionalmente na área.
Setor de Comunicação e Marketing
Primeiramente, vamos reforçar: o departamento de Comunicação e Marketing não pode ser considerado “mais um” setor administrativo da organização – limitado e isolado em si.
Os profissionais do setor também executam atividades táticas e operacionais. Ênfase no “também”. Mas são originalmente estratégicos.
Com isso, cobrar resultados estratégicos e relevantes quando a instituição delega ao setor de Comunicação e Marketing apenas atividades operacionais não faz o mínimo sentido:
- Um “cartazinho e jornalzinho”;
- Um post aleatório sem engajamento;
- Um outdoor com slogan batido;
- Um evento onde as pessoas não sintam o que se tem a comemorar…
Essas ações só terão valia caso integrem um plano de ação coerente e integrado.
Quer saber mais sobre visão estratégica integrada?
Confira esse artigo sobre a Comunicação Integrada como fator estratégico na gestão de instituições de ensino. Clique aqui!
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