15. Aquisição de um veículo de comunicação.
Estudo da aquisição ou arrendamento de uma rádio ou veículo de comunicação para fortalecimento da empatia e desdobramento da marca.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
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Data de Aprovação: | |
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Orçamento |
* Todas as Ações serão replicadas pela Assessoria de Imprensa na Mídia.
16. Semana dos Cursos
Padronizar a Comunicação das semanas dos cursos e das extensões de forma a facilitar a comunicação.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
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Prazo de Conclusão | |
Aprovação das diretrizes: | |
Orçamento |
* Todas as Ações serão replicadas pela Assessoria de Imprensa na Mídia.
17. Extensões
Tratar as Extensões enquanto Unidade de Negócio, inclusive abrindo os cursos ao mercado.
As extensões deverão ser fechadas em um pacote, e oferecidas de forma integrada aos estudantes.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
Responsáveis: | |
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Orçamento |
* Todas as Ações serão replicadas pela Assessoria de Imprensa na Mídia.
18. Revista Científica
Revista Científica voltada ao público acadêmico no sentido de posicionar a Instituição como diferenciada dentro do seu setor. A edição deverá ser distribuída aos órgãos responsáveis pela certificação.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
Responsáveis: | |
Data de Aprovação: | |
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Prazo de Conclusão | |
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Orçamento |
* Todas as Ações serão replicadas pela Assessoria de Imprensa na Mídia.
19. Esportes
19.1. Banco de Talentos Esportivos
As ações voltadas ao Marketing Esportivo serão desenvolvidas em torno de um banco de dados dos talentos do esporte que estudam na Instituição. Esses alunos terão suo desempenho ao longo de um período acompanhadas e a partir dos seus resultados a Instituição irá definir quais serão efetivamente patrocinados, sejam atletas individuais ou equipes.
19.2. Estudo Regional
Desenvolver uma pesquisa que aponte as possibilidades de apoio ao Esporte mais viáveis na região.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
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Data de Aprovação: | |
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Prazo de Conclusão | |
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Orçamento |
* Todas as Ações serão replicadas pela Assessoria de Imprensa na Mídia.
20. Internet
20.1. Pesquisa
O Diagnóstico Qualitativo Interno irá mensurar a utilização da página da Internet pela comunidade da Instituição. Baseados na análise desse diagnóstico ações de controle e ajuste serão desenvolvidas.
20.2. Portal
Customização das Interfaces das Unidades Estratégicas de Negócios para o fortalecimento da identificação do público interno e dos segmentos onde os cursos atuam – mercado – com a Instituição.
O portal irá centralizar as páginas do grupo seguindo um padrão gráfico e ações serão desenvolvidas para estimular o acesso ao portal.
20.3. Estratégias de E-Mail marketing
Por meio da aquisição dos softwares de mineração de E-Mails, gerenciamento de mensagens e envio de quantidades maiores de postagens a Instituição irá estruturar ações de Internet Marketing junto a Listas de Discussões, Fóruns, Chats, Comunidades, Blogs, etc.
Sabemos que alguns Web Sites bastante visitados pelos alunos são, na verdade, HPGS.
Além disso, todas as cidades estão presentes no ambiente virtual nas comunidades e páginas do Facebook e similares. Assim essa interface nas deve ser incorporada nas estratégias.
20.4. Construção de Páginas Específicas
Dentro do Portal da Instituição constará link para o acesso as páginas da Unidade Corporativa, Relacionamento com Egressos, etc.
20.5. Portal WAP / S.M.S.
No momento da re-matricula os calouros irão receber um termo autorizando a Instituição a utilizar o seu telefone para a postagem de mensagens de seu interesse. O Portal terá uma interface de WAP / SMS para relacionamento com os alunos (download de imagens para celular, etc) e comunicação através dessa mídia.
20.6. Paparazzo Alunos
Para estimular o Ticket Médio do site, os estudantes serão fotografados com regularidade nos intervalos e terão sua imagem publicada na rede.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
Responsáveis: | |
Data de Aprovação: | |
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Prazo de Conclusão | |
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Orçamento |
* Todas as
Ações serão replicadas pela Assessoria de Imprensa na Mídia.
21. Centro de Idiomas
Criação de um Centro de Idiomas para os estudantes, internalizando a demanda pelo ensino de línguas e capitalizando com essa oportunidade. De forma independente ou por meio de parceria.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
Responsáveis: | |
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Orçamento |
* Todas as
Ações serão replicadas pela Assessoria de Imprensa na Mídia.
22. Vitrine
22.1. Livraria INSTITUIÇÃO
Uma vitrine com livros recomendados por professores e escrito pelos Professores disponíveis para serem adquiridos em alguma livraria local parceira da Instituição com condições diferenciadas.
22.2. Grife Oficial
A INSTITUIÇÃO irá fechar uma parceria com alguma confecção local para a criação de uma linha de roupas e assessórios oficial da Instituição. Essa grife terá o lançamento da sua coleção e terá uma loja / vitrine alocada em algum espaço da Instituição. Além de produzir a linha de roupas oficial, essa confecção será a autorizada para imprimir a marca nas camisetas e materiais produzidos pelos alunos para eventos e para seus cursos, uniformizando a divulgação de nossas peças em produtos de qualidade superior e com preços acessíveis. Por fim um programa de licenciamento da marca irá padronizar sua aplicação e por meio a instituição irá intervir na qualidade das peças onde figura e no preço que terceiros cobram de seus clientes.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
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23. Institucional
23.1. Campanhas Institucionais
Além do calendário municipal de eventos a Instituição irá desenvolver algumas campanhas de responsabilidade social e de conscientização da comunidade interna.
Prevenção ao Uso de Bebidas
Reciclagem de Lixo / Higiêne
Arrecadação de Alimentos
23.2. Mídia Exterior
Conjunto de Outdoors e Placas Indicativas na estrada financiadas pelo DER.
23.3. Presentation
O “Presentation” é um material institucional bi-lingue (Inglês / Português) completo.
Essa peça não apresenta data – sem perecibilidade – e é produzida em alto padrão gráfico, para uma apresentação completa da Instituição.
Junto com a Caneta Especial e o “Pin” – boton – forma um conjunto de brindes de qualidade elevada para distribuição segmentada junto a públicos especiais (comissões do MEC, visitantes ilustres, etc).
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Relacionamento com Estratégias | |
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Orçamento |
24. Margem operacional para demandas emergentes.
Para o atendimento a ações não planejadas nem compreendidas nesse projeto, entende-se os valores remanescentes das negociações efetivadas durante o ano. Os orçamentos aqui apresentados são estimativas que tendem a diminuir durante a implantação dos projetos.
Em Demandas Emergentes estão relacionados os apoios e patrocínios que surgem no decorrer do ano, que somente serão implantados após deliberação a autorização da diretoria.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
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Orçamento |
———–FIM DO MÓDULO 3 ———–
Bibliografia Consultada
1 – The Campus Experience – Marketing para Instituições de Ensino, Villas Bôas, Rafael, Ed. Summus, Selo Hoper, 2008.
———–FIM DO CURSO———–