O conceito de que produtos e serviços possuem um ciclo de vida que atravessa algumas fases, é uma importante plataforma do marketing educacional. Essas fases já foram profundamente estudadas por administradores em todo o mundo.
Depois de uma introdução ao mercado, existe uma época de crescimento, maturidade e declínio e cabe a gestão correta explorar da melhor maneira possível cada um desses momentos de forma a extrair mais resultados de cada etapa. O declínio é impiedoso e uma cesta variável de produtos em momentos distintos de seus ciclos de vida traz equilíbrio para uma operação sustentável.
Muitas vezes somos consumidos pela parte tática das nossas operações. Isso faz com que não consigamos nos afastar para termos clareza de perspectiva. E as mudanças da ciência de marketing nos leva a encarar como obsoletas algumas técnicas e metodologias sacramentadas de administração. A mudança é a única certeza em marketing, afinal. Ainda assim alguns fundamentos de marketing (daqueles que assistimos na primeira aula teórica da faculdade) seguem bastante consistentes. O BCG é um deles. Muitos executivos estão tão afundados em suas rotinas de performance que esquecem dessa análise fundamental de marketing. Ela vêm iluminando profissionais ao longo do tempo na identificação de produtos do seu mix que precisam receber mais ou menos investimentos. E um composto de cursos dinâmicos faz toda diferença pra competitividade.
Mas porque esse tema, agora?
Os ciclos de vida se expandem e se contraem acompanhando a economia. Profissões vêm e profissões vão e as instituições de ensino precisam responder as demandas de mercado com seus cursos. Se as engenharias foram a febre dos verões passados, hoje são os cursos da saúde e amanhã da tecnologia da informação. E entender essas relações é importante para evitar desvios de percepção como “comparar portifólio contra portifólio”.
– “Nesse ano comparando portfólio contra portfólio estamos caindo, mas de forma geral crescendo”. Essa análise pragmática é uma visão limitada que não compreende que o mix é um só e o importante é o crescimento sistêmico. E que uma gestão de produtos eficiente garante a sobrevida das organizações e o enfrentamento as intempéries. Analisar “portfólio contra portfólio” no caso de um portfólio declinante pode levar o gestor a uma tomada de decisão equivocada de investir em cursos decadentes no lugar de promover cursos em ascensão.
Um dos artigos que eu mais gostei de fazer foi uma profunda investigação sobre a relação candidatos por vaga de cursos superiores versus seu tempo de vida e você pode ler ele aqui.
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