“Leads repetidos são irritantes”, é uma máxima do marketing educacional. Quem acompanha a geração de cadastros sabe que existe uma espuma que derruba os números de intensões de compras todos os dias. No dashboard do analytics enxergamos 100 conversões e quando organizamos essa informação por CPFs únicos e cruzamos essa base no CRM esse número despenca.
Então se extrairmos os dados em Excel nossa primeira ação é remover dados duplicados, por CPF, E-mail etc… purificando a base e permitindo uma visão de usuários únicos.
Essa analise gera um indicador fundamental. Um head count de clientes potenciais e faz todo sentido.
Contudo desconsidera duas questões. A primeira é o remarketing e as estratégias de inside sales que objetivam exatamente criar novas conversões de antigos cadastros. Se seus leads frios foram incorporados a um fluxo de e-mails cujo objetivo é nutri-los, presume-se que as novas submissões de cadastros sejam um indicador de sucesso.
A segunda é que um lead recadastrado está mais maduro. É um usuário que teve alguma interação com a marca e voltou para uma nova conversão. Filtrá-los e expurga-los da base sem que eles tenham sido atualizados num CRM é jogar fora exatamente o filet de um dia de campanha.
E o filtro de excell tende a fazer exatamente isso.
Então assim como é importante o acompanhamento dos novos usuários únicos inseridos no sistema é importante a valorização dos leads repetidos. E a compreensão de que um lead repetido é uma nova oportunidade de vendas e não um ricochete de investimento. Se uma campanha está focada apenas em novos cadastros únicos, ela não está atuando da forma correta em pressionar os usuários para frente em sua jornada de compra. Se você está investindo em remarketing, retargeting ou marketing direto a evidência do resultado tende a ser exatamente uma repetição de sinal.
Tratamos desse tema em uma série de outros artigos como esse aqui. Vamos nos conectar para interagir sobre esse assunto? Entre em contato comigo acessando esse link aqui.