As frutas, verduras e as hortaliças são sazonais. Florescem, e frutificam umas poucas vezes ao ano e o “Gestor do Agronegócios” atua com um planejamento logístico e financeiro condicionado a humores variados. Sua operação, vendas, fluxo de caixa e distribuição são condicionados as variações do tempo e clima, do solo e das pragas. Existe o “tempo de plantar e o tempo de colher”. Desde a época bíblica pouca coisa mudou.
O Ensino Superior privado, no modelo de hoje, também é sazonal. Ainda que não precise atender a Meteorologia e a Mudança das Estações foi condicionado, por muitas décadas, a captar alunos nos meses de outubro, novembro e dezembro, por meio de um Processo Seletivo de Vestibular, para equilibrar as contas dos ex-clientes. Ex-clientes elegantemente chamados de Egressos (que ao formarem-se invariavelmente desligavam-se das organizações) e Ex-clientes de fato, que se desligavam das organizações antes mesmo de se formarem.
Era um tempo onde os princípios da educação continuada eram apenas princípios (um sonho distante) e que o Processo Seletivo de Vestibular de Verão era a única forma de ingresso nas Instituições de Ensino Superior.
Transferir-se depois de ter iniciado um curso em uma Instituição diferente, era um procedimento tão complexo e moroso (em função das políticas acadêmicas dissonantes e do aproveitamento nulo de disciplinas) que os alunos preferiam continuar insatisfeitos mas matriculados do que arcarem com o custo e o risco de refazer 30%, 40%, 50% da grade por uma “incompatibilidade no nome de Matérias com conteúdos idêntico”. Era um tempo de sazonalidades que infelizmente não terminou.
A cada nova estação, na virada da primavera para o verão, como procurando se aquecer, as instituições colocam-se em movimento para as Campanhas de Vestibular e saem as ruas para alegria dos veículos de comunicação.
Contam inclusive, em tom de ironia, que nos departamentos de venda de anúncios dos jornais o período de concorrência entre as escolas (entre setembro e novembro) é chamado de “Natalzinho”. Porque as vendas de espaço aumentam como na “corrida do varejo” no mês de dezembro.