Há mais razões para uma instituição de ensino comunicar ao mercado do que sonha nossa vã filosofia. Os gatilhos de comunicação são os mais variados. A chegada do vestibular, expansão, ingresso de um novo concorrente, diminuição de market share, ou o esquecimento do nome da sua IES no último Top of Mind podem trazer a mensagem que chegou a hora de anunciar aos quatro ventos a marca da sua faculdade. Propaganda maciça nos veículos de comunicação tradicionais, e um “pro bono” na Rede Globo para um “grand finale”!
A agência com a qual você trabalha conhece o seu brieffing tal qual a palma da mão do diretor de criação. Foram tantos outdoors, banners, dark posts e papelaria para serem distribuídos na porta de Pré-Vestibulares, que a dinâmica de produção se tornou quase um reflexo involuntário. Um exercício de repetição.
Inclusive, se nada for feito, as únicas alterações dessa campanha para a do ano anterior vão ser as fotografias ( extraídas do mesmo banco de imagens de “Profissões” de sempre). A última, uma “bela morena de cabelo preso, óculos, blusa de seda branca e ar pensativo, falando ao telefone”, sai para ceder lugar a “dupla de executivos – um negro e um branco – andando na rua e sorrindo, vestindo terno e portando pastas 007” .
Abaixo dessa figura, uma frase de efeito irá se tornar o mote da sua campanha, copiada nas peças de outdoor, nos spots de rádio, folders e cartazes. Elaborada com muito esforço criativo pela talentosa dupla da agência irá versar sobre quaisquer uma das combinações abaixo.
Explicitando: a tabela foi baseada em extensa pesquisa do material publicitário de diversas IES particulares. Talvez você identifique alguma antiga ou futura campanha combinando aleatoriamente os campos baixo. Exercite e veja como funciona a mente de um homem da propaganda:
Tradição e Evolução | construindo | carreiras | para o mercado. |
Teoria e Prática | formando | a empregabilidade | no futuro. |
Excelência Qualidade | aprimorando | o sucesso | há___anos. |
Tecnologia / Modernidade | agregando a | sua ascensão | para a vida. |
Comprometimento | evoluindo | as pessoas / você | na economia globalizada. |
Estrutura | melhorando | profissionais / universitários | com sucesso |
Experiência / Reconhecimento | diferenciando | suas conquistas | na era do conhecimento. |
Pioneirismo / Inovação | otimizando | talentos | amanhã. |
Ok. Detesto pessoas que criticam pelo prazer de apontar erros, sem contudo solucioná-los.
A questão está em fugir dos paradigmas da propaganda e achar os reais valores e diferenciais da sua empresa. Aonde você é único e porque eu deveria estudar com você e não com seus concorrentes.
É um dilema e muitas vezes somos francos ao afirmar que realmente aliamos “Teoria e Prática” na ”Diferenciação” de ”Carreiras” ”Para o mercado”. Mas todos o são e não criamos nada além do senso comum. Na melhor das hipóteses a agência faz uma combinação mais feliz entre a imagem dos “dois jovens executivos” com uma combinação mais feliz dos conceitos da tabela acima. Ou dá uma guinada e junta a imagem de uma bela turma de jovens com um apelativo texto emocional “As melhores lembranças da sua vida…”
University Slogans
Michigan State University
Advertising slogan: Advancing Knowledge. Transforming Lives.
University of Liverpool
Ad slogan: University of Liverpool. Investing in Knowledge.
McMaster University, Canada
Motto: McMaster University. Inspiring Innovation and Discovery.
Dalhousie University, Canada
Advertising slogan: Inspiring Minds.
Colorado State University
Advertising slogan: Knowledge to Go Places.
Ohio Dominican University
Marketing slogan: Open Minds. Creating Futures.
Stanford University
Advertising tagline: Grasp the forces driving the change.
University of Minnesota
Advertising slogan: Only at the U.
Ryerson University, Toronto, Ontario, Canada
Motto: Ryerson University. Wisdom. Applied.
University of Wisconsin-Madison School of Business
Tagline: Forward. Thinking.
Oklahoma City University
Advertising slogan: Where You’re a Name, Not a Number.
Bryant University, Smithfield, Rhode Island
Marketing slogan:The character of success.
Colleges Slogans
Georgian College, Ontario, Canada
Advertising slogan: Your College. Your Future.
Imperial College, London
Ad slogan: Where science is leading.
Calvin, liberal arts college, Grand Rapids, Michigan
Advertising slogan: Calvin. Minds in the making.
Conestoga College, Ontario, Canada
Motto: Conestoga. Connect life and learning.
Washington College, a private liberal arts college
Advertising slogan: Your revolution starts here.
Salem College, Winston-Salem, North Carolina
Tagline: Reach within. Shape the future.
Whitworth college, Spokane
Motto: Whitworth. An education of mind and heart.
Berry College
Advertising slogan: A foundation for life.
Geneva christian college, Beaver Falls
Ad slogan: Deep learning. Growing faith. Real life.