Sobre Financiamentos e Descontos em Marketing Educacional uma reflexão:
Quando você concede um desconto você está respondendo para um futuro cliente que te disse “você não vale o que você cobra” algo como:
– “Você provavelmente está certo no seu julgamento e vou te premiar renunciando a minha receita pela sua honestidade e franqueza em expressá-la”.
Esse diálogo sem palavras ocorre veladamente ao reduzirmos nosso preço mediante pressão.
Quando você concede um financiamento você está respondendo a uma demanda totalmente distinta de um futuro cliente que te disse “eu vejo valor em você mas não posso te pagar”.
A diferença é monumental.
A primeira abordagem evidencia o fracasso do modelo de negócios e é depreciativa.
A objeção precisa ser curada, os valores, atributos e preços profundamente repensados.
A concessão responsiva e não estratégica de descontos é uma espiral de ruína.
A segunda abordagem, porém, é extraordinária!
É positiva e aponta uma ambição sincera por uma marca platônica. Uma percepção de valor acima da capacidade de pagamento, o que é natural na economia em tempos de crise.
Vender um financiamento é, portanto, vender a marca.
Atender a um sincero apelo por preço com uma solução financeira.
Ainda que seja mais conveniente tornar-se conveniente e derrubar o valor ao nível da lona da concorrência desleal.
Ser relevante construir e vender diferenciação dá trabalho. Um problema central de marketing educacional onde o financiamento da dívida é parte da solução.
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