Este artigo é parte de uma série que explora a relação intrínseca entre a educação superior e o sucesso em várias áreas. Já foi evidenciada anteriormente a notável correlação entre graduação e líderes de pequenos e médios negócios, as principais startups do país, CEOs de empresas de capital aberto e os benefícios substanciais em termos de ganhos salariais, segurança de emprego e subemprego na economia gig.
As relações impressionantes de aumento de produtividade devido à educação continuada são surpreendentes, impactando até mesmo a produtividade de motoristas de caminhão com ensino superior em comparação com aqueles sem nível universitário. E, naturalmente, essa tendência se aplica também aos criadores de conteúdo.
É fundamental observar esse segmento da economia. Conforme uma pesquisa da Nielsen publicada em 2022, há 500 mil influenciadores no Brasil, superando o número de engenheiros civis (455 mil) e dentistas (374 mil), e aproximando-se do total de médicos no país (560 mil). Contudo, esse contingente provavelmente é maior, considerando também os influenciadores de menor destaque. Para essa pesquisa, a Nielsen considerou pessoas com pelo menos 10 mil seguidores nas redes sociais. Você consegue ler a pesquisa abaixo: